julho 27, 2010

III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

7
III Exposição Nacional de Ilustrações Científicas
A abertura aconteceu dia 23 de julho, segundo dia do encontro, no Congresso Nacional.

Congresso Nacional

Aquarela de Jenevora Searight

Aquarela de Sara Scholze

Aquarela de frutos de Álvaro Nunes


Ilustrações de Rogério Lupo, biólogo e ilustrador de Valinhos,SP



Aquarela de Álvaro Nunes, ilustrador de Anápolis, GO



Aquarela de Christabel King, ilustradora inglesa
Palestras Ministradas na Embrapa
As palestras foram ministradas no período da manhã a partir do segundo dia do encontro.
Palestra proferida por Fernando Correia, ilustrador português

Professor Lucas. Ele ministrava aulas de "Desenho de Obrasrvação para Ciências Biológicas" na UFSC. Posso dizer que foi meu primeiro professor de desenho de observação. Foi uma surpresa encontrá-lo em Brasília.

Mostra de portfolio

A maior intereção entre os participantes se deu na mostra de portfolios, no terceiro dia do encontro.


Mostra de portfolio.

Mostra de portfolio


Mostra de portfolio



Mostra de portfolio. Este é o professor Oscar Shibata. Eu estava a tempos querendo conhecê-lo pessoalmente. Certa vez me chamaram as pressas pra substituí-lo no Encontro Brasileiro de Ictiologia no minicurso de ilustração por causa de um problema de saúde. O que foi uma honra pra mim.

Mini curso Ilustração de Aves

Curso de Ilustração de Aves ministrado por Eduardo Brettas. Outro que eu só conhecia de nome mas nunca havia conversado pessoalmente.

Curso de Iluatração de Aves. Aqui ele está demonstrando a técnica no segundo dia de curso.



Esse é o resultado da demonstração. Ele fez essa ilustração aí em menos de 2 horas. É surpreendente a forma como ele utiliza a tinta. Muito diferente de como eu utilizava a guache.


Esse é resultado de dois dias de curso. Deu pra pegar a técnica, mas preciso estudar muita anatomia de aves pra ficar bom.

Outras Coisas

Retratos que estavam expostos em um corredor da Embrapa, creio que poucos participantes do Encontro viram isso.

Esse é o Alexandre (Dolito) batendo foto das fotos da parede.

Instituto de Biologia da UnB

Gostei muito dessas estruturas.

Quem dera o CCB da UFSC fosse numa construção legal dessas.



7 Response to III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

Anônimo
julho 27, 2010

Gostei do resumo!O encontro foi ótimo, e creio que abriu caminhos para novas idéias, novos ilustradores e quem sabe uma nova era para Ilustração Científica!

Anônimo
agosto 02, 2010

Olá
sou desenhista, moro em Goiania e estou interessada em cursos de ilustração cientifica.
Que pena que soube do encontro em Brasilia somente depois.
Por favor, me indique onde posso encontra-los. Caso possa me informar meu endereço; ivonelyra@hotmail.com
Agradeço a atenção
Ivone

Diana carneiro
agosto 03, 2010

Lindo trabalho Leandro, adorei . Vi o III Encontro sob sua ótica, muita coisa me passou desapercebida e agora pude ver. Obrigadão. A viagem ao cerrado foi sensacional. Quando eu recuperar o cabo da minha câmera (que deixei em Brasília) vou lhe mandar fotos para v. postar no seu espaço.
Abração
Diana

agosto 04, 2010

Oi Leandro,
gostei da fotos do Congresso Nacional, realmente emblemático de Brasília! Fico contente que tenhas vindo e aproveitado a viagem!
Abraços,
Marcos

novembro 24, 2010

Iai kabeça.
Quem é vivo sempre aparece... rsrs
Adorei a foto da parede da Embrapa em BSB. Trabalhei lá uns 2 meses em 2007 e me lembro desta parede uito bem... sempre ficava procurando uma cara mais idiota q a outra...
Bjs

Vitor Piacentini
dezembro 27, 2010

Ae, já deu o primeiro passo pra virar ilustrador de aves! Teus passarinhos (sabiás?!) até podem ter ficado um pouquinho disformes, mas gostei muito das nuances de sombra, contorno de penas da asa e até certa textura das penas de contorno (mas to limitado pela qualidade da foto). Aliás, a questão da textura repassada pelas ilustrações do Brettas é uma das qualidades que eu mais aprecio nos desenhos dele. O cara é fera, o melhor do Brasil, compete com qualquer ilustrador de aves do mundo. Abraços,
v.

Anônimo
janeiro 30, 2011

Boa noite!

Moro no interior de Pernambuco, alguém poderia me indicar alguma publicação direcionada a ilustração científica, ou mesmo curso online?
Aguardo notícias, preferencialmente, por e-mail: claudinhon2@yahoo.com.br.

Atenciosamente,

Cláudio