Mostrando postagens com marcador Encontro Ilustração Científica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Encontro Ilustração Científica. Mostrar todas as postagens

julho 27, 2010

III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

7
III Exposição Nacional de Ilustrações Científicas
A abertura aconteceu dia 23 de julho, segundo dia do encontro, no Congresso Nacional.

Congresso Nacional

Aquarela de Jenevora Searight

Aquarela de Sara Scholze

Aquarela de frutos de Álvaro Nunes


Ilustrações de Rogério Lupo, biólogo e ilustrador de Valinhos,SP



Aquarela de Álvaro Nunes, ilustrador de Anápolis, GO



Aquarela de Christabel King, ilustradora inglesa
Palestras Ministradas na Embrapa
As palestras foram ministradas no período da manhã a partir do segundo dia do encontro.
Palestra proferida por Fernando Correia, ilustrador português

Professor Lucas. Ele ministrava aulas de "Desenho de Obrasrvação para Ciências Biológicas" na UFSC. Posso dizer que foi meu primeiro professor de desenho de observação. Foi uma surpresa encontrá-lo em Brasília.

Mostra de portfolio

A maior intereção entre os participantes se deu na mostra de portfolios, no terceiro dia do encontro.


Mostra de portfolio.

Mostra de portfolio


Mostra de portfolio



Mostra de portfolio. Este é o professor Oscar Shibata. Eu estava a tempos querendo conhecê-lo pessoalmente. Certa vez me chamaram as pressas pra substituí-lo no Encontro Brasileiro de Ictiologia no minicurso de ilustração por causa de um problema de saúde. O que foi uma honra pra mim.

Mini curso Ilustração de Aves

Curso de Ilustração de Aves ministrado por Eduardo Brettas. Outro que eu só conhecia de nome mas nunca havia conversado pessoalmente.

Curso de Iluatração de Aves. Aqui ele está demonstrando a técnica no segundo dia de curso.



Esse é o resultado da demonstração. Ele fez essa ilustração aí em menos de 2 horas. É surpreendente a forma como ele utiliza a tinta. Muito diferente de como eu utilizava a guache.


Esse é resultado de dois dias de curso. Deu pra pegar a técnica, mas preciso estudar muita anatomia de aves pra ficar bom.

Outras Coisas

Retratos que estavam expostos em um corredor da Embrapa, creio que poucos participantes do Encontro viram isso.

Esse é o Alexandre (Dolito) batendo foto das fotos da parede.

Instituto de Biologia da UnB

Gostei muito dessas estruturas.

Quem dera o CCB da UFSC fosse numa construção legal dessas.



abril 18, 2010

III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

0
Álvaro Nunes ministrará um minicurso no III Encontro de Ilustradores Científicos em Brasília, de 22 a 25 de julho.


As inscrições para o III Encontro Nacional de Ilstradores Científicos já estão abertas no site: III Encontro


O evento está sendo organizado pela Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste. Estão programados, dentre outras atividades, 16 minicursos que variam entre 4 ou 8 horas de duração com ministrantes profissionais de diversas áreas da ilustração científica como Eduardo Brettas, ilustrador de Aves e Diana Carneiro, ilustradora Botânico. Também há opções para uma iniciação em ilustração, como é o caso do curso do ilustrador Rogério Lupo. E ainda cursos com convidados de fora do Brasil, como o de ilustração de cactos com Christabel King e de ilustração científica digital com Diana Marques.


O Primeiro Encontro ocorreu em Belo Horizonte em 2006 e o Segundo em Curitiba em 2008, ambos com aproximadamente 150 participantes. Durante a abertura do Encontro há a abertura da Exposição Nacional de Ilustrações Científicas.
Os encontros são um ótimo momento para conhecer profissionais da área, aprender e ensinar técnicas de ilustração e caminhos profissionais.