Mostrando postagens com marcador Rogério Lupo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rogério Lupo. Mostrar todas as postagens

julho 27, 2010

III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

7
III Exposição Nacional de Ilustrações Científicas
A abertura aconteceu dia 23 de julho, segundo dia do encontro, no Congresso Nacional.

Congresso Nacional

Aquarela de Jenevora Searight

Aquarela de Sara Scholze

Aquarela de frutos de Álvaro Nunes


Ilustrações de Rogério Lupo, biólogo e ilustrador de Valinhos,SP



Aquarela de Álvaro Nunes, ilustrador de Anápolis, GO



Aquarela de Christabel King, ilustradora inglesa
Palestras Ministradas na Embrapa
As palestras foram ministradas no período da manhã a partir do segundo dia do encontro.
Palestra proferida por Fernando Correia, ilustrador português

Professor Lucas. Ele ministrava aulas de "Desenho de Obrasrvação para Ciências Biológicas" na UFSC. Posso dizer que foi meu primeiro professor de desenho de observação. Foi uma surpresa encontrá-lo em Brasília.

Mostra de portfolio

A maior intereção entre os participantes se deu na mostra de portfolios, no terceiro dia do encontro.


Mostra de portfolio.

Mostra de portfolio


Mostra de portfolio



Mostra de portfolio. Este é o professor Oscar Shibata. Eu estava a tempos querendo conhecê-lo pessoalmente. Certa vez me chamaram as pressas pra substituí-lo no Encontro Brasileiro de Ictiologia no minicurso de ilustração por causa de um problema de saúde. O que foi uma honra pra mim.

Mini curso Ilustração de Aves

Curso de Ilustração de Aves ministrado por Eduardo Brettas. Outro que eu só conhecia de nome mas nunca havia conversado pessoalmente.

Curso de Iluatração de Aves. Aqui ele está demonstrando a técnica no segundo dia de curso.



Esse é o resultado da demonstração. Ele fez essa ilustração aí em menos de 2 horas. É surpreendente a forma como ele utiliza a tinta. Muito diferente de como eu utilizava a guache.


Esse é resultado de dois dias de curso. Deu pra pegar a técnica, mas preciso estudar muita anatomia de aves pra ficar bom.

Outras Coisas

Retratos que estavam expostos em um corredor da Embrapa, creio que poucos participantes do Encontro viram isso.

Esse é o Alexandre (Dolito) batendo foto das fotos da parede.

Instituto de Biologia da UnB

Gostei muito dessas estruturas.

Quem dera o CCB da UFSC fosse numa construção legal dessas.



maio 24, 2010

Curso de ilustração em Curitiba

0


O biólogo e ilustrador científico Rogério Lupo estará em Curitiba nos dias 3,4 e 5 de junho ministrando um interessante curso intitulado: Revivendo animais e plantas por meio do desenho. No curso não haverá experiências com gases que ressucitam mortos produzindo aberrações como zumbis em filmes "B".

Os animais e plantas quando são preparados para serem conservados sofrem modificações em seu aspecto. Neste curso o ilustrador poderá fazer o caminho inverso, verá maneiras de desenhar tais modelos com suas características quando vivo.

O curso será ministrado no CIBP (Centro de Ilustradores Botânicos do Paraná) em Curitiba, nos dias 3, 4 e 5 de junho (no feriado de Corpus Christi)

Carga horária: 24 horas (8 horas/dia durante 3 dias)

Objetivos:Capacitar o aluno a desenvolver habilidades em desenhar organismos sob o ponto de vista mais conveniente ao intuito ilustrativo; fornecer treinamento em ilustrar plantas herborizadas e animais fixados em sua forma viva.

Explanações teóricas sucintas serão seguidas de prática supervisionada a respeito de cada tópico do programaLeia mais sobre o curso no blog do ilustrador Rogério Lupo

Materiais indispensáveis aos alunos: Lápis, borracha, papéis A3 e/ou A4, régua de 15 cm, compasso, 3 papéis tipo vegetal A3.

Valor do curso: R$ 300,00.

Inscreva-se: secretaria@cibp. com.br

abril 22, 2010

Artigo sobre Esteomicroscópio e Camara Clara

1

No blog do biólogo e ilustrador Rogério Lupo, há um excelente artigo sobre o Estereomicroscópio e a Camara Clara como ferramenta para a ilustração científica. Vale a pena dar uma olhada. Há dicas de como usar e como adquirir o aparelho.

"O efeito que ela (a câmara clara) propicia é a fusão das imagens do objeto observado e do papel onde será feito o desenho."

Boa leitura